top of page
Buscar

Como fazer networking sendo uma pessoa tímida

  • Foto do escritor: Talita Barbi
    Talita Barbi
  • 22 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Networking para Introvertidos

Você é uma pessoa introvertida ou extrovertida? Sabia que fazer networking não é apenas privilegio dos mais comunicativos?

Todo profissional que deseja crescimento na carreira deveria dar atenção a essa prática… e vou te mostrar como fazer isso mesmo sendo tímido.


E vamos combinar de excluir o termo “puxar saco”, ok? Não se trata disso!

Networking nada mais é do que ter uma boa rede de contatos e ser uma pessoa mais reservada não o impede de ter relacionamentos frutíferos.


Você não precisa de quantidade, e sim de qualidade!


Sendo assim, resolvi trazer alguns passos importantes para você que quer fazer networking, sem perder a sua essência e sem se sentir frustrado no processo. Vamos lá?


1️⃣ Toda situação é uma oportunidade de networking

Não espere um grande evento para pratica-lo. As oportunidades de ser bem visto está em pequenos momentos.

Exemplo: seja educado com todos seus pontos de contato - com a equipe multiprofissional, ao entrar em contato com outro setor, durante a passagem de plantão… Pergunte às pessoas sobre elas, demonstre interesse.


2️⃣ Qualquer pessoa pode conecta-lo à alguma oportunidade

Para isso, você precisa expor um pouquinho (no seu limite) sobre seus desejos futuros e movimentos atuais. As pessoas lembrarão de você quando escutarem algo que tem relação com o que você contou.

Exemplo: conte se está fazendo algum curso, se deseja ingressar em alguma área, se está fazendo um planejamento para mudar de cidade…


3️⃣ Vá a eventos preparado

Dias antes de algum curso presencial (ou on-line), pesquise sobre os palestrantes e temas centrais. Isso pode te ajudar a aumentar o repertório nas conversas e reduzir a ansiedade.

As pessoas estão habituadas a fazerem networking em eventos, então, se alguém se aproximar pergunte o que ela faz. É super comum tá, você não estará sendo invasivo.


4️⃣ Pratique a sua apresentação pessoal

Agora é sua vez de se apresentar. Antes de sair de casa, pergunte-se como gostaria de ser percebido. Veja a diferença nos exemplos abaixo:


  1. “Sou enfermeira”

  2. “Sou enfermeira especialista em UTI e hoje trabalho no Hospital X no setor de UTI neuro. Lá no meu setor temos tido o desafio de levar inovação para beira do leito, por isso estou nesse curso.” 


5️⃣ Valorize seus pontos mais fortes

Pessoas introvertidas são observadores, boas ouvintes e curiosas. Use isso a seu favor.

Exemplo: você repara que a pessoa que está conversando tem um chaveiro de determinado time de futebol, ou usa uma marca muito específica do tipo Nike, o que indica que ela tem tendência a gostar de esporte. Você pode em algum momento trazer esse tema.

No final, fazer networking é saber mais sobre o outro e deixar com que as pessoas conheçam mais sobre você. Não precisa contar intimidades da sua vida. No lugar disso, escolha pontos estratégicos para revelar.

Compartilhe este post com um amigo(a) que PRECISA saber disso.

 
 
 

Comments


© 2024 por Talita Barbi.  Todos os direitos reservados. 

bottom of page